quarta-feira, 18 de junho de 2008

globalizaçao

A globalização favoreceu a convergência universal de valores, por ex.: na organização da nações unidas (ONU). A comunicação digital permite ao terceiro mundo um acesso imediato aos avanços tecnológicos do primeiro mundo. A destruição da floresta amazônica, a luta dos sem-terra e a matança de menores no Brasil alcançam uma repercussão mundial. Surgem novas possibilidades para a organização global dos movimentos sociais e de todos os movimentos que lutam por justiça e paz no mundo e pelo meio ambiente. Grupos étnicos marginalizados trocam experiências pela internet. O "Fórum Social Mundial" ganha grande importância.

Mas as vantagens estão fora do alcance de muitos. A globalização dos mercados atinge todos os povos. As previsões que isso traria um crescimento econômico maior ao planeta não se confirmaram. O estudo "Uma Globalização Justa" (ONU, 2004) conclui: o número de pessoas que vivem com menos de um dólar por dia cresceu em todo o mundo. Aumenta o desemprego.
Diante da globalização da economia, os países tendem à formação de mercados regionais: o Mercosul, a ALCA, o Nafta, a Comunidade Comum Européia. Aos que entendem a globalização como o fim das barreiras comerciais entre os países e o triunfo da economia de mercado, cabe um alerta: a razão econômica não há de sobrepor-se aos direitos humanos e aos valores cristãos.


http://www.religiosidadepopular.uaivip.com.br/globalizacao.htm







Postado por: Nathan Augusto

Nenhum comentário: